gustavo-cruzTempo de férias no Crea+ Brasil. Nada melhor do que aproveitar as horas livres para enriquecer a bagagem cultural com as dicas do Conexão.

Neste mês, a sugestão fica a cargo de Gustavo Cruz, educador da DV há mais de três anos.

Professor de Química, encontrou no Projeto a oportunidade e o apoio para desenvolver ideias diferentes das que estava acostumado nos colégios onde trabalhou.

Ele recomenda o TED “O perigo de uma história única“, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, uma indicação de seus amigos do Cursinho Popular do Núcleo de Consciência Negra, onde dá aulas.

Segundo Gustavo, a escritora alerta para o risco de definir pessoas ou lugares a partir de uma história única, construindo assim percepções erradas, baseadas, muitas vezes, em preconceitos.

“Cada ambiente, grupo ou indivíduo é formado pela união de diversas histórias. Especificamente no Crea+, nossos alunos e as comunidades onde vivem são de um universo diferente da realidade de muitos voluntários. Se olharmos para eles e enxergamos apenas uma história, não vamos entender a complexidade e as particularidades de cada um, e mais, não conseguiremos oferecer um projeto de educação que atenda às necessidades deles”, declara.

O TED é curto, tem menos de 20 minutos e, de acordo com Gustavo, vale cada segundo.

Anúncios