101_3693

Empatia, valor essencial ao desenvolvimento de qualquer cidadão, foi tema do projeto “Eu e o Outro” deste semestre.

Os educandos do 7º ano C, da DV, exercitaram o autoconhecimento e aprenderam a escutar o próximo e a respeitar as di- ferenças, dialogando sobre questões, como sexualidade e violência. “Achamos que seria interessante discutir esses assuntos, porque eles estão numa fase da vida, na qual se estabelecem como indivíduos e se expressar é muito importante”, explica Gustavo Cruz, um dos professores do projeto.

A experiência foi tão nova que muitos jovens tiveram dificuldades nos primeiros encontros, principalmente, na hora de analisar a si mesmos e compartilhar reflexões mais pessoais com os colegas. “Não é um tipo de atividade que os educandos e as educandas estão acostumados a fazer e quebrar essa barreira foi um desafio”, conta Gustavo.

A iniciativa valeu a pena. Na primeira aula de sexualidade, um estudo sobre a letra da música “Vou largar de barriga”, dos MCs Carol e Parafuso, rendeu um debate bastante rico que compreendeu, entre outros pontos, saúde, machismo, comportamento e adolescência.

“O saldo positivo neste projeto foi ver como nossos alunos e alunas se apropriaram das discussões e passaram a emitir suas opiniões com segurança.”

Anúncios