SONY DSC

Já dizia o pedagogo Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.”

E é isso que buscam as educadoras Layza Leal, Priscila Rodrigues e Sylvia Brito com o projeto Ensinar e Aprender.

Voltado aos educandos do 6º ano Azul da OC, o Projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de aptidões, fornecendo ferramentas que despertam o senso de coletividade e trabalham a criatividade e a autonomia dos estudantes. Cada aula possui uma atividade com produto final.

Segundo Sylvia, os dois primeiros meses de projeto foram essenciais para o sucesso do trabalho. “Procuramos promover uma integração entre alunos e professores, e com o estagiário de Psicologia da PUC, João, que participa de nossas aulas. Depois, mapeamos as habilidades dos jovens e elaboramos um calendário, no qual todos fossem representados”, conta a professora.

Esse trabalho resultou em uma programação de atividades bastante completa que vai da confecção de estojos, partidas de xadrez a oficinas de fotografia e games. “Tem sido uma experiência bastante enriquecedora. Estamos concretizando nossa ideia inicial de maneira exitosa. Os alunos têm colaborado de um jeito incrível, superando nossas expectativas”, encerra Sylvia.

Anúncios