O primeiro semestre de 2017 foi de muita mão na massa no Crea+! Confira o que os Projetos de Jardinagem e Transformers fizeram! 

Os projetos desse semestre estão dando seus primeiros passos, e certamente muitas experiências estão para acontecer. Para nos motivarmos ainda mais, vale conferir duas experiências que rolaram no semestre passado no Crea+ e que colocaram (literalmente) na prática uma série de valores e habilidades do nosso projeto!

Cópia de IMG-20170605-WA0024

Na Odon Cavalcanti, os alunos e professores se aproximaram da natureza! Conversamos com os professores da Oficina de Jardinagem, Felipe, Raimunda e Thais sobre essa experiência. Eles nos contaram que no início do semestre passado, reuniram-se e decidiram conduzir um trabalho mais voltado à consciência ambiental e à terra. Levaram, assim, seus alunos ao contato com a área da horta localizada numa das áreas externas da escola.

IMG_20170325_121807520

As aulas permitiram que os professores identificassem questões de convivência entre algumas crianças, o que fez com que  o enfoque do planejamento do semestre fosse a atuação em equipe, com  incentivo à cooperação e ao trabalho conjunto em todas aulas. E acertaram: o trio de professores notou um grande desenvolvimento nos alunos enquanto grupo, inclusive superando algumas dificuldades iniciais. “Sempre tentamos fazer brincadeiras e atividades em grupo, em que um precisa ajudar o outro – nada aqui é individual. Eles devem ser ajudar, não competir entre si. E trabalharam muito bem, aprenderam a trabalhar em conjunto”, contaram.

IMG_20170401_124533125

Outro aspecto relevante, revelado pelo time de Jardinagem e que serve de ajuda para os novos projetos, foi a importância de compatibilizar o planejamento do semestre com as necessidades do grupo de alunos que participam das aulas – trabalhando, inclusive, habilidades e aspectos inicialmente não previstos. Assim, a oficina de jardinagem serviu não somente para aproximar os alunos da natureza, mas também para reforçar a coletividade entre eles mesmos.

IMG_20170325_121826386

Também foi bastante animadora a experiência que o time do Transformers teve em seu projeto na Daniel Verano, antiga escola de atuação do Crea+. Spoiler: o nome ligado à transformação não foi à toa!

Cópia de DV-170408-12

As professoras Luisa e Julia o conceberam como um projeto que despertasse nos alunos a noção de pertencimento à escola e à sua ocupação, incentivando-os a serem protagonistas de transformações: “É trazer elementos que despertem esse engajamento – é descobrir como motivar alunos, como fazê-los se sentir protagonistas dessa mudança”. Esses ideais trouxeram mudanças concretas no ambiente da escola, indo desde reformas nas traves da quadra, passando por um novo bicicletário e fechando com uma oficina de grafite que permitiu aos alunos se expressarem por meio dos desenhos em muros da quadra.

foto transformers

Uma constatação que as professoras tiveram ao longo do semestre, e que vale para todos os voluntários, é que a dedicação dos alunos ao projeto foi crescendo à medida que compreendem a sua participação nele. “Conhecendo melhor, se engajam melhor, se concentram mais”. Daí o esforço da dupla  em sempre deixar claro às crianças todas as possibilidades de transformação do espaço comum. Assim, desde o início das aulas, as crianças foram incentivadas não apenas a terem suas próprias ideias e concepções para mudarem a DV, mas também a colocá-las em prática.Uma baita iniciativa, não?

Cópia de IMG-20170605-WA0032

Anúncios