Eu, você e qualquer outra pessoa temos diferentes formas de pensar e de reagir a uma determinada situação ou problema. Mas isso é justificável: você foi criado no meio de uma família que difere da minha ou da família de qualquer outra pessoa em algum aspecto, seja nos valores, na forma de educar, seja na forma em que nós e nossos pais se relacionam conosco etc.Vou arriscar dizer também que a maioria dos amigos e pessoas que você conheceu não são os mesmos que já passaram por mim ou por qualquer outro voluntário do CREA+. É muito provável que os livros, os professores, os colegas da escola que estudamos não sejam os mesmos que os meus ou de qualquer outro voluntário, embora coincidências aconteçam frequentemente. Mas enfim, todas as nossas influências, tanto dentro, quanto fora de casa fazem com que nos tornemos definitivamente únicos.

É justamente aí que está uma grande importância do trabalho em equipe: a de juntar e de trocar as nossas experiências, valores e conhecimentos, e assim constituirmos algo ainda maior. Não só isso, trabalhar em conjunto nos ajuda a construir vínculo um com o outro, que é algo muito importante; aliás, por natureza o ser humano é um ser gregário, isto é, temos a necessidade de nos unirmos. E ainda tem mais: já percebeu que uma atividade/ tarefa se torna, muitas vezes, menos árdua e mais eficiente quando feita em cooperação? Mas ressalto: tem que haver COOPERAÇÃO para que o trabalho em equipe tenha chances de ser bem-sucedido, pois, caso não haja isso, ele tende a ir por água abaixo.

Você também concorda que temos um controle maior de uma situação quando nos agrupamos para organizar algo ou solucionar algum problema? Pense num professor que tem que tomar conta de quarenta alunos bagunceiros numa sala de aula. Será que esse professor consegue facilmente ajudar o educando que está com dificuldade ao mesmo tempo em que tenta dialogar com um grupo de crianças que jogam papel no ventilador? Pois bem. É por estes e mais outros motivos que o trabalho em equipe é uma das habilidades socioemocionais que mais buscamos desenvolver nas nossas crianças e entre nós mesmos, aliás até os professores dos projetos do CREA são organizados em trio.

Lembre-se: saber ouvir a opinião do outro, demonstrar comprometimento com a tarefa e confiar piamente uns nos outros são coisas fundamentais para o sucesso de qualquer trabalho em equipe.

segredos-bom-trabalho-equipe

Por: Jakeline Borba, voluntária do CREA+

Anúncios