O ano começou recheado de novos projetos que prometem agitar o 1º semestre nas escolas Brasil Japão e Odon Cavalcanti

As atividades do Crea+ 2019 já iniciaram a todo vapor e com temas que vão desde culinária à desbravar o Brasil e o mundo. Nesse ínterim, as atividades multidisciplinares trabalhadas em sala de aula visam promover a reflexão, empoderamento e desenvolver uma maior consciência crítica e social nos alunos.

Portanto, criatividade é o carro-chefe da turma de voluntários da Brasil Japão no primeiro semestre de 2019. Divididos por faixas-etárias, os projetos trabalharão com os alunos e a comunidade diversas habilidades importantes.

Em virtude disso, os alunos da Pré-Alfabetização vão embarcar em um desafio repleto de diversão e aventuras no projeto Castelo Mágico que procura desenvolver habilidades como respeito, curiosidade, trabalho em equipe, compreensão de textos e raciocínio espacial.

Já os alunos da Alfabetização poderão escolher entre quatro projetos incríveis: Crea MaisterChef que abordará a cultura de diversos países do ponto de vista culinário; Oficina dos Sonhos que vai auxiliar as crianças a identificar os seus sonhos e criar o passo a passo para realizá-los; Crea+ Talentos para as crianças que desejam desenvolver, descobrir ou mesmo potencializar um talento artístico e o Me Conheça, projeto que vai explorar os espaços da cidade de São Paulo do ponto de vista turístico, urbano e social.

Com os alunos do Fundamental 2 serão trabalhados dois projetos: o Pensatempo que através de uma viagem no tempo vai resgatar a história do Brasil com arte, música, curiosidades e objetos no intuito de trabalhar o pensamento crítico, empatia, trabalho em equipe, respeito, entre outros e o Imagem e Ação que busca ensinar a liberdade de expressão através de imagens tanto na fotografia, quanto no cinema para desenvolver empoderamento, cidadania e a comunicação.

Por fim, o projeto Olimpíadas Brasil Japão vai integrar as crianças desde os 9 anos até 16 anos com o intuito de trabalhar relações interpessoais e habilidades sociais a partir da prática de variados esportes.

A equipe de voluntários da Odon Cavalcanti também não fica atrás no quesito inovação e traz para os alunos uma série de atividades que promovem empatia, senso crítico e visão de futuro.

Por este motivo, o Laboratório dos Sentidos vai trabalhar os cinco sentidos e mostrar sua importância por meio de experiências sensoriais. Além disso, abordará as respectivas deficiências sob o aspecto da empatia e da superação. Já o De volta às Artes Passadas propõe trabalhar a Arte em seus diversos tipos, estimulando a reflexão e o pensamento crítico.

Em Desbravando o Brasil os alunos percorrerão cada uma das cinco regiões do Brasil para descobrir as características e curiosidades sobre cada uma delas, estimulando o trabalho em equipe, o saber ouvir e o respeito ao próximo. Por outro lado, o Volta ao Mundo propõe viajar o mundo aplicando a matemática no dia a dia e em uma viagem, com atividades práticas como culinária, criar um sistema monetário, construir objetos de sobrevivência, estudar a composição de músicas, entre outros.

Já o projeto Meu Lugar No Mundo pretende trabalhar conceitos básicos de urbanismo e cidadania, explorando diversos espaços como a casa, o bairro, a escola e a cidade – propondo melhorias. O Expedição Futuro procura desenvolver uma visão protagonista a respeito do futuro através das relações humano x máquina; humano x humano e humano x mundo.

Os alunos também podem conferir os projetos Banco O.C. em que criarão um jogo semelhante a um banco imobiliário utilizando conceitos de economia solidária e o Crea Potter e a Magia do Aprender em que serão desenvolvidas atividades educativas que se relacionam com trabalho em grupo, diversidade e direitos humanos.

Para finalizar, na Odon Cavalcanti há também o grupo dos Aprendizes formados por ex-alunos da escola, e que neste semestre vão trabalhar junto com os voluntários do Crea+ o projeto Quebrando Tabu, que visa a criação de um manual com maneiras de romper as barreiras socioeconômicas de acesso aos direitos básicos.